quinta-feira, 22 de abril de 2010

O HOMEM E APRENDIZAGEM



No mundo em que a informação é cada vez mais considerada a chave para a conquista do conhecimento, a sociedade não busca não apenas o aprimoramento do saber adquirido, mais também agilidade na percepção de novas experiências e fatos dentro de novas áreas de conhecimentos.
A informática surge como uma nova ferramenta interativa de uma nova sociedade, preenchendo lacunas deixadas por perguntas que fora construídas dentro de uma escola que se viu voltada para uma nova realidade. A problemática educacional que envolve o saber atual relaciona diferencialmente os dois lados distintos da comunidade escolar – os alunos e professores.
Como se apossar da tecnologia de hoje e utilizá-la em sala de aula? É incontestável que a tecnologia veio pra ficar. Cabe aos docentes adquiri-las e utiliza-las em prol do desenvolvimento de suas atividades em sala. Ás vezes as mudanças podem parecer difíceis, ou até mesmo podem vim acompanhadas de certa falta de crença por parte dos professores. O importante na maioria das vezes é nos deixamos abertos a novas idéias que possam a acrescentar em melhoria a nossa didática.
Os alunos de hoje recebe informações a jato, seja por meio de todos os sentidos, bombardeados de informações que em sua maioria, são carentes de credibilidade quanto às fontes, necessitando ainda mais de uma orientação para avaliação desses conteúdos. Como os professores poderão orientá-los nessa empreitada senão estiverem preparados para essa nova realidade? Será que estamos mesmos preparados para enfrentar esse novo rumo que está levando essa nova forma de aprendizagem que nos está sendo apresentada?
Talvez tenhamos de pensar num aprendizado contínuo, perante a uma busca que se iniciou quando o homem evoluiu do ser da natureza para o ser social, buscando na comunicação o desenvolvimento e o aprimoramento de suas relações entre os seus semelhantes.

Um comentário: